sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Nada de ruim pode acontecer a vc na...."

Uma das joalherias mais tradicionais do mundo e , com certeza, a que mais mexe com o imaginário feminino, teve uma de suas lojas no Brasil assaltada no domingo dia 15/05.
Eu sei, eu sei, eu sei, ligeiramente atrasada, mas vale a informação vai... :)
A Tiffany do Shopping Cidade Jardim foi invadida por nove homens bem vestidos, que entraram calmamente no shopping, todos trabalhados nas suas máscaras de meias e de gorilas, com metralhadoras poderosas, no mais fiel estilo "Rambo", a tira colo e, em menos de 10 minutos roubaram, praticamente todo, o mostruário da linda loja da sonhada caixinha azul.
Quem testemunhou disse que foi cena hollywoodiana!
A polícia já prendeu um dos assltantes, mas não havia nenhuma das jóias roubadas em seu poder...
Mais um contexto de violência metropolitana, mas que tem uma história maior que a notícia ou a audácia dos meliantes, a biografia e trajetória da construção da marca Tiffany e sua caixinha azul, que são um case em identidade de marca e agregação de valor entre marca, produto e desejo.

A história da Tiffany & Co. teve início em 18 de setembro de 1837, quando Charles Lewis Tiffany e John B. Young, com apenas US$ 1 mil, fundaram a Tiffany & Young. 
A proposta era estabalecer um comércio de artigos de luxo e papelaria para casa e escritório.
No mesmo ano, já era adotada seu ícone, o objeto que se tornaria sua maior identidade, seu símbolo, a tradicional e inconfundível caixinha azul (The Blue Box)! Marca registrada da marca.
Literalmente registrada, o tom da cor azul usado pela Tiffany foi patenteado como marca, sendo utilizada em todo material comercial, de marketing, promocional e de comunicação da empresa, como suas sacolas e embalagens.
A cor se tornou parte da identificação da marca, batizada de Tiffany Blue, deixando cada e qualquer produto da loja, embrulhado no famoso pacote, reconhecível sem dúvida alguma, em qualquer ocasião e distância, rs.
Desde então, toda moça casadoura sonha e deseja uma linda linda caixinha azul piscina, junto com o pedido, claro!
Em 1845, foi lançado o primeiro catálogo da loja, o famoso: The Blue Book.
O pequeno negócio que tinha começado como um empório de artigos de luxo e papelaria começava a se tornar um ícone de diversidade, status e bom gosto.
A partir de 1850, a Tiffany começou a ganhar reconhecimento internacional pelos seus artigos de luxo, em 1853 Charles Tiffany assumiu o controle total do negócio e mudou o nome da loja para Tiffany & Co..
Em 1877, a Tiffany & Co. surpreendeu o mundo com um dos maiores e mais raros diamantes amarelos, a pedra de 187 quilates foi cortado em 90 facetas, conferindo-lhe um inesquecível brilho de fogo! Batizado de Tiffany Diamond tornou-se o símbolo da arte da joalheria em lapidação e corte de pedras.
Nessa época, a empresa passou a ser considerada a "Rainha dos Diamantes".


No ano de 1885, a joalheria foi convidade para redesenhar o Grande Selo dos Estados Unidos, estampado até hoje na nota do dólar.
O convite para a inauguração da Estátua da Liberdade, em 28 de outubro de 1886, também foi desenhado e gravado em suas oficinas.
Em 1940, a Tiffany & Co. mudou-se para a 5ª Avenida, em Manhattan. O elegante prédio de cinco andares, desenhado pela firma Cross&Cross, foi incluído no Registro Nacional de Locais Históricos Americanos. A entrada da loja é guardada pela figura mitológica do deus Atlas, uma estátua de aproximadamente trinta centímetros que está na Tiffany desde 1850.
No ano de 1950, o designer Jean Schlumberger foi convidado para ser o desenhista exclusivo da casa. No mesmo ano, o escritor Truman Capote, especialista em crônicas da sociedade nova-iorquina, lançou o livro "Breakfast at Tiffany´s" (título traduzido adotado - Bonequinha de Luxo). Em 1961, Hollywood produziu o filme baseado no livro, convidando a atriz Audrey Hepburn para o papel da irreverente Holly Golightly, cuja máxima era: "Nada de ruim pode acontecer a você na Tiffany". A cena em que a atriz contempla a vitrine da Tiffany & Co.,  tomando um café e comendo um croissant, enquanto seu príncipe encantado não vem,  imortalizou a loja, a vitrine, a Tiffany. 
O filme reforçou a imagem da marca como símbolo de algo bonito, exclusivo e de sonhos que podem se tornar realidade.


Somente em 1963, a empresa inaugurou sua primeira loja fora da cidade de New York, em São Francisco, Califórnia. E em 1972, inauguoru sua primeira loja internacional, no Japão.
Em 1974, foi a designer Elsa Peretti que deu início a uma nova estética caracterizada pela abstração de formas naturais como, lágrimas, corações, ossos, maçãs e estrelas do mar.
Já, Paloma Picasso, que também desenhou para a joalheria, marcou o retorno da cor e da opulência da moda com jóias cheias de vitalidade e imaginação, tornando-se um ícone do glamour!
No ano de 1986, a joalheria inaugura a loja em Londres, ingressando no mercado europeu.
A empresa desembarcou no Brasil somente em 2001, com a inauguração da loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Inauguração marcada com o desembrulhar de uma versão enorme da famosa caixinha azul. 
Em outubro de 2003, mais uma loja foi aberta na cidade, desta vez na Rua Haddock Lobo. E, finalmente, em 2009, foi a vez do Shopping Cidade Jardim, recém inaugurado, ter em seu espaço uma loja da sonhada joalheria.


As lojas em São Paulo são os únicos pontos de venda da marca na América do Sul e é apenas no Brasil que as vendas dos produtos Tiffany & Co. são parcelados em até 3 vezes.
O diretor criativo da Tiffany, John Loring, explica que a proposta da marca até hoje é a mesma, desenhar peças que se perpetuam. Segundo Loring, o ponto de partida para o estilo Tiffany são as idéias simples mostradas de uma maneira totalmente inesperada.
Além das jóias, a companhia vende: relógios; artigos de prata, cristal, vidro e porcelana; talheres diversos; materiais gravados e acessórios de moda.
A marca comercializa ainda produtos de fragrância vendidos sob as marcas registradas de Tiffany, Pure Tiffany e Tiffany for Men.

A Tiffany & Co., é a terceira maior joalheria do mundo e cerca de 83% do faturamento de US$ 2,6 bilhões, provém da venda de jóias. Somente a marca Tiffany & Co. está avaliada em US$ 4 bilhões, ocupando a posição de número 79 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
São 173 anos de história, literalmente, brilhante!
Afinal, Tiffany, nunca saí de moda!

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