domingo, 2 de maio de 2010

Fazendo a Cabeça...


O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda na pré-história, devido as nossas conhecidas mudanças climáticas (mais conhecidas como efeito El Nino e El Nina).
Inicialmente era usado como prerrogativa masculina, pois o homem era responsável pela defesa da tribo ou do clã, depois passou a caracterização de níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo.
Resumidamente, para mostrar quem manda, naquela época eles já acreditavam isso... Temos que concordar que os homens são as cabeças, enquanto a mulher é apenas o pescoço... Pena é que a cabeça só vira para onde o pescoço manda! Rs...
Piadas a parte, com o passar do tempo houve muita evolução, mudanças de formato e passou a ser considerado adereço e continuou evoluindo, passando pelos gregos e chegando aos romanos, povo que criou o capacete.
Aí vivemos (não exatamente vivemos) a Renascença, a Revolução Francesa, e os chapéus foram ganhando novos formatos, tamanhos e prerrogativa. Após a década de 30 passaram, definitivamente, a ser considerados acessórios!
Perderam a força por um breve período de tempo, mas agora, estão de volta, super na moda e tendência em qq estação!
Pessoalmente, adoro chapéus, acho super estiloso e tem que ter persona para usar. Fora que dá um ar descolado e pode fazer toda a diferença no look.
Apareceu nas passarelas como tendência fortíssima desde o ano passado e volta a marcar presença em várias leituras e com as mais variadas combinações.
O acessório, que agora é fashion, super vale para meninos e meninas, e já foi peça marcante no visual de muitas personalidades como Winston Churchill, Harry Truman, Tom Jobim e Santos Dumont.
Fica a dica que, como toda peça, vale prestar atenção no formato do seu rosto para escolher o chapéu que fará a sua cabeça, depois é só vestir a cabeça e se jogar, pq chapéu "tá" super na moda!

DICA
Rosto oval: aba e copa proporcionais. Um chápeu desproporcional dá a impressão de ser muito grande em relação ao rosto.

Rosto triangular: aba e copa menores. O chápeu deve combinar com a proporcionalidade do rosto para seguir sua forma. 

Rosto alongado: copa média e baixa. Mais adequado para que o chápeu não fique muito alto, nem justo.

Rosto quadrado: copa alta e aba mais larga. Veste melhor pois o rosto quadrado é menor verticalmente e um pouco maior horizontalmente, com este formato não ficará apertado.

Rosto arredondado: copa média ou alta e aba proporcional, acompanhando a proporcionalidade do rosto.

Para as baixinhas, os modelos de aba menores são os mais indicados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário